Instrumento de Trabalho

A necessidade de transmitir informação, partilhar conhecimentos fez com que desenvolvesse este instrumento de trabalho que pretende ser um facilitador da nossa atividade profissional. Habitualmente a aquisição de novos instrumentos de trabalho nem sempre é possível por questões de escassez financeira e sabemos que a Animação é o “parente pobre” dos lares que apoiam os nossos idosos, investindo primeiramente na sua alimentação, higiene e saúde, só se existir excedente é que pode ser aplicado no âmbito da intervenção da Animação Sociocultural.

Com a criação deste blog, pretendo construir um instrumento de trabalho para os Profissionais de Animação Sociocultural, sem custos inerentes à sua utilização e permitindo a troca de experiências, bem como, conhecimentos potenciando deste modo o seu trabalho diário com a terceira idade.

Sabendo à partida, que as demências são uma realidade para quem trabalha em lares, torna-se emergente iniciar uma abordagem que permita atrasar a evolução das mesmas. O recurso a jogos e/ou atividades que permitam a estimulação cognitiva e sensorial deve ser um recurso utilizado pelos Profissionais de Animação Sociocultural. No entanto, os materiais existentes são poucos e muitos dos que vulgarmente são utilizados, tendem a infantilizar o idoso. As atividades que surgem neste blog, foram baseadas em livros pensados e desenvolvidos para adultos, podendo ser adaptados a várias realidades/patologias do utente. Com recurso a materiais do dia-a-dia constroem-se jogos que promovem a estimulação do idoso, permitindo precaver o surgimento e/ou abrandamento de demências.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário