Animação em tempo de isolamento...

Vivemos uma pandemia, algo novo e imprevisível a que temos de nos adaptar a este mundo novo, porque tudo mudou e o nosso trabalho como animadores socioculturais não é exceção!

Os centros de dia e convívio fecharam, as ERPIS estão com imensas restrições no funcionamento e nós os animadores temo-nos de reinventar!

Trabalho num centro de dia que atualmente está fechado, por isto e sabendo que o meu publico está em casa e que a simples chamada diária já não é suficiente temos de criar alternativas.

Eis algumas das atividades que faço e que sei que muitos colegas estão também a fazer-lo...

Construção de um caderno de atividades que é entregue semanalmente, fotocopias e impressões de:

- Desenhos para colorir adultos: imagens Pinterest

- Sopa de letras: sopa de letras

- Exercícios de lógica, memória, cálculo, atenção: do caderno da humanamente: livro de exercícios à venda, ou do livro "doença de alzheimer": livros com exercícios ou de cadernos de passatempos que saem em revistas e jornais como os das imagens abaixo indicadas (os livros foram um investimento muito útil e proveitoso e os cadernos normalmente saem na época de verão e tem imensos exercícios/ passatempos com diferentes graus de dificuldade).

                       

                       

                                                                

Contudo os exercícios nem sempre são eficazes se o idoso estiver em casa e sozinho, porque apesar de serem simples na sua resolução, a interpretação dos textos explicativos nem sempre é bem feita. Por isso outra sugestão que deixo aqui (se autorizado pelas chefias dos locais onde se encontram) é a visita ao domicilio dos idosos que estão sozinhos nas suas casas. A solidão e o isolamento faz com que este grupo sinta falta da interação e convívio, bem como da falta de exercício físico, tendo as rotinas nas suas casas tornado demasiado limitadas e propiciarem a regressão em algumas funções.

A visita e companhia aos idosos no domicilio, para falar ou desenvolver atividades físicas, lúdicas e de estimulação cognitiva, poderá ser uma forma de tentar minorar a solidão que sentem e proporcionar-lhes momentos de diversão e entretenimento. As atividades desenvolvidas devem ser direcionadas para cada caso em concreto, tendo em conta as características, os gostos, "quereres" e opinião de cada um dos utentes. A qualidade de vida de uma pessoa passa também pela relação com família, amigos e mundo exterior. Dado que grande parte dos idosos não tem acesso às novas tecnologias (que encurtam distancias), a única interação que existe, atualmente, é através dos meios de comunicação (rádio e televisão) e o telefone, sendo que muitos não tem família ou ligação com a mesma.

NOTA MUITO IMPORTANTE:
Tendo em conta os planos de contingência e a emergência nacional as visitas devem ser feitas de acordo com os procedimentos de segurança e restrições existentes (uso de bata, luvas e mascara, algum distanciamento físico do utente e evitar uso de material partilhável (lápis, canetas, colas, plásticos ou tecidos, etc...)).
 
E vocês que também trabalham nesta área como têm gerido o vosso trabalho?

Sem comentários:

Enviar um comentário